
SCORING FOR FILM, TV & VIDEOGAMES
-
Carga Horária
24 horas de aulas práticas
-
Calendarização
10 a 31 de Maio de 2025
-
Horário
Sábados, das 10 às 17h
Este curso ensina os fundamentos da composição musical para TV, cinema e outros meios audiovisuais. Os alunos irão aprofundar a criação de bandas sonoras e composições originais, melhorando a compreensão da influência da música na narrativa e nas emoções do público. No final, serão capazes de desenvolver um portfólio adequado para filmes, televisão e outros meios audiovisuais.
Destinado a músicos, compositores e produtores musicais, o curso demonstra e desenvolve técnicas e ferramentas essenciais de composição musical para imagem. Recomenda-se conhecimento básico de teoria musical e acesso a uma DAW.
-
No final deste curso, os formandos terão as ferramentas necessárias para:
Compor música que reforce a narrativa audiovisual, ajustando a emoção e dinâmica de acordo com a cena.
Conhecer e utilizar o software, bibliotecas de sons e outras ferramentas essenciais para a composição musical.
Desenvolver um portfólio de composições adaptadas a diversos estilos audiovisuais, adequado para o mercado de trabalho.
Formadores
-
Pedro Marques
Pedro Marques, natural do Porto, Portugal, iniciou a sua carreira musical com a banda Alla Polacca e ganhou reconhecimento internacional no Talent Campus do Festival de Cinema de Berlim em 2003. Após terminar a sua graduação em TV & Cinema em 2005, juntou-se à empresa sueca Riviera como Compositor de Música para Filmes e co-fundou a Jump Willy em 2007, onde exerceu funções de Diretor de Composição Musical. Desde a sua estreia com a banda sonora de Suicídio Encomendado em 2004, compôs para diversos filmes, séries de televisão e videojogos. Os seus prémios incluem o Prémio da Academia Portuguesa de Cinema para Melhor Banda Sonora por Capitão Falcão (2016) e o prémio de Melhor Música Original no Festival FASTNET por Entre Sombras.
Além do cinema e da televisão, o trabalho comercial de Pedro inclui o tema "Leather" para a Axe, toques de telefone para a Sony Ericsson e música para o sistema MINI Coupe da BMW. Compos também para videojogos como Defenders of Law para a Nintendo Wii e vários jogos para dispositivos móveis. Em 2010, seguiu estudos em Composição Musical para Cinema na UCLA, tendo trabalhado depois com o vencedor do Óscar Atticus Ross em Broken City e 47 Ronin. Pedro partilha ainda a sua experiência como professor na Universidade Católica do Porto, onde criou o curso SoundTracks em 2015.
-
Pedro Camacho
"Pedro Macedo Camacho é compositor de música clássica e entretenimento.
No entretenimento escreve música desde 2012 para o STAR CITIZEN (Cloud Imperium Games) (cutscene, main theme) e venceu em 2022 o Hollywood Music in Media Awards para Melhor Banda Sonora de Videojogo pela composição de jogo CHORUS (Deep Silver Fishlabs) (making of). Também foi distinguido com a nomeação para melhor canção para um videojogo nesta edição dos HMMA.
Contribuiu com música adicional para algumas bandas sonoras tais como CALL OF DUTY: Black Ops 6 (Treyarch) (gameplay), a convite do compositor principal Jack Wall, WOLFENSTEIN II: THE NEW COLOSSUS (Bethesda, Machinegames) (cutscene), a convite da Machinegames, que foi nomeada para melhor banda sonora nos DICE Awards 2018, e WORLD OF WARCRAFT: Shadowlands (cutscene), a convite da Blizzard.
Em cinema e televisão escreveu música para inúmeros filmes publicitários com o "Ford Future Present" para a Ford Turquia (Norr Films, SirFred), "É sempre possível dar brilho a este Natal." para a McDonald's Portugal (Krypton Films, Pedro Pinto) e "Macan" (Krypton, Augusto Fraga), tendo sido premiado por diversas vezes no Clube da Criatividade de Portugal. Também escreveu a música de abertura e primeira cena da série Rabo de Peixe (Netflix, Augusto Fraga).
Projetos mais antigos que o Pedro trabalhou foram o WITCHER 3: WILD HUNT, da CD Projekt Red, e CIVILIZATION V, de Sid Meier. Outros prémios incluem uma nomeação para os prémios da National Academy of Video Game Trade Reviewers (NAVGTR) e um prémio de Excelência em Áudio no Independent Games Festival (IGF) para o jogo Audiosurf.
Em música clássica, a sua última obra sinfónica, From the Dark, foi estreada no final de 2021, depois do sucesso de outras obras como Requiem Inês de Castro e Te Deum.
-
Jack Wall
Jack Wall é um compositor premiado com o prémio ASCAP e nomeado para um BAFTA, mais conhecido pelas suas composições cinematográficas e ricas, presentes em populares franquias de videojogos como Call of Duty: Black Ops - Cold War, Black Ops II, III e IV, Mass Effect I e II, a série Myst, Jade Empire, tendo ganho múltiplos prémios pelo seu trabalho.
Recentemente, Wall compôs a música para a série de drama sobrenatural Shadowhunters: The Mortal Instruments, transmitida no canal Freeform da Disney.